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Boletim Duv-idoso 19/01/2021

5 opções de exercícios para idosos praticarem em casa



Em tempos de pandemia e distanciamento social, os exercícios físicos acabaram prejudicados.


A prática de atividades físicas auxilia em relação às doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão, diabetes, doenças ósseas e articulares, além de aliviar dores e ajudar na prevenção de quedas. Contribui para o bem-estar físico e psicológico.


O Canal Duv-idoso separou 5 dicas de exercícios que você pode fazer em casa, caso não tenha restrições médicas.



Atenção à algumas orientações:


• Alimente-se antes de iniciar qualquer atividade física;

• Beba água durante os intervalos;

• Escolha um local de livre acesso e seguro, retire tapetes e obstáculos para evitar quedas;

• Respire lentamente a cada exercício e mantenha sempre a postura ereta;

• Faça movimentos lentos ao mudar de posição para evitar tontura;

• Lembre-se de tomar todos os medicamentos que foram prescritos pelo seu médico.


1- Caminhadas

Pode-se fazer pequenas caminhadas pela sua sala mesmo ou no corredor de sua casa, onde houver mais espaço. Tente fazer de 20 a 30 minutos por dia. É importante se movimentar e ajuda na prevenção de doenças.


2 - Erguendo a ponta dos pés

Indicado para pessoas acamadas, este exercício é bem simples. Sente-se em uma cadeira e com a coluna ereta deixe os dois pés tocarem o chão com os joelhos dobrados em um ângulo de 90º. O ideal é realizar essa repetição por 12x. Peça a supervisão de outra pessoa para realizar o exercício com segurança.


3 - Para as mãos:

Este exercício auxilia a fortalecer as articulações das mãos. Pode-se usar uma bola de meia ou uma bola de tênis. Coloque-a na palma da mão e e aperte e solte o objeto por até 12x, faça com as duas mãos.


4 - Para os joelhos:

Para fortalecer as articulações dos joelhos, sente-se em uma cadeira confortável e com a postura ereta estique as pernas e estenda bem os joelhos, para frente e para trás.


5 - Para os cotovelos:

Sente-se em uma cadeira com a postura ereta, os pés bem apoiados no chão e os joelhos em um ângulo de 90º, pegue por exemplo um saco de arroz de 1kg ou de feijão e estique os braços ao lado do corpo e, então, erga os pesos até próximo ao ombro.


Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Clique aqui e mande sua pergunta para nossa equipe de médicos e profissionais de medicina experientes

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