top of page
  • Foto do escritorduv.idoso

Boletim Duv-idoso 03/09/2020

1- Covid-19 e tipos de máscaras: N95: é a máscara mais utilizada por profissionais da saúde em ambiente hospitalar. Pode ser utilizada mais de uma vez, sem guardada e utilizada corretamente.

Máscara cirúrgica: seu uso é recomendado a profissionais da saúde, a pessoas que apresentam os sintomas e a cuidadores de pacientes com covid-19. É descartável e deve ser trocada a cada duas horas.

Máscara de pano (caseira): funciona como uma eficiente barreira física, principalmente se for de algodão e possuir, pelo menos, duas camadas de pano. É importante que a máscara cubra totalmente a boca e o nariz e esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

2- Covid-19 e cuidados com a máscara: - Para colocá-la, segure-a pelo elástico e posicione diretamente na região da face, cobrindo boca e nariz.

- É importante se lembrar de não tocar no tecido da máscara com as mãos ou dedos. - Se você sentir que ela está úmida, o ideal é substituir por outra limpa.

- Ao chegar a algum local, antes de qualquer coisa, lave as mãos com água e sabão e as seque bem antes de retirar a máscara.

- Para lavá-la, você pode deixar de molho na água sanitária por 30 minutos ou utilizar água e sabão. Depois de seca, utilize o ferro quente para passá-la e, em seguida, é importante guardá-la em uma embalagem limpa e fechada.

- Se apresentar sinais de desgaste, substitua sua máscara e descarte a usada em uma embalagem fechada. Isso é importante para você cuidar também de quem irá recolher o lixo doméstico.


Caso sua pergunta não esteja respondida aqui, veja nossa seção de principais dúvidas.

bottom of page