• duv.idoso

Boletim Duv-idoso 20/03/2020

Atualizado: Mar 22

1- Covid-19 e sintomas leves/cuidados em casa:

A recomendação é o uso de medicação analgésica conforme orientação médica para evitar idas desnecessárias ao Pronto Socorro neste momento. Cuidados não medicamentosos devem ser lembrados, como a hidratação adequada e rotina de atividades físicas. Boa parte das dores osteomusculares estão relacionadas com a falta de movimentos. Faça exercícios e respeite o distanciamento social, ficando em casa evitando deslocamentos e viagens. Para outros sintomas ou caso persistam faça contato com o seu médico.


2- Covid-19 e vacina influenza:

Todas as pessoas que estão no grupo de risco devem ser vacinadas. A contraindicação é alergia à clara de ovo. Procure a Unidade Básica de Saúde e pontos cadastrados pelo governo. Busque horários alternativos e faça o distanciamento na fila. Clínicas particulares podem oferecer opções como vacinação domiciliar.


3- Covid-19 e cuidadores:

Pessoas com mais de 60 anos, a recomendação é fazer isolamento social, mesmo sem a presença de doenças crônicas. Demais cuidadores, deve-se ter o cuidado para evitar o contágio, como trocar de roupa, limpeza de objetos com água e sabão ou álcool gel a 70%, não compartilhar objetos e higiene frequente das mãos. Se possível evitar meios de transporte público.


4- Covid-19 e presença de sintomas gripais:

Sintomas graves, como febre persistente e dificuldade para respirar procure o Pronto Socorro. Idosos podem eventualmente não fazer febre.

Sintomas leves, como coriza tosse e febre permaneça em isolamento domiciliar, atente-se a hidratação adequada e o uso de medicações sintomáticas. Em caso de dúvidas entre em contato, virtualmente ou por telefone, com os canais de comunicação disponíveis nos sistemas público e privado de saúde.


5- Covid-19 e receitas caseiras:

Não nenhuma comprovação de que medidas caseiras como bochechos, chás, gargarejos entre outros eliminem o vírus.


6- Covid-19 e serviços bancários:

A recomendação é a utilização de plataformas digitais, telefônicas ou solicitar o auxílio de familiares ou pessoas de confiança.


7- Covid-19 e grupos de risco:

São considerados grupos de risco importantes com maior chance de complicação: pessoas com mais de 60 anos com ou sem doenças, diabéticos, hipertensos e outras doenças cardíacas, fumantes, asmáticos e portadores de outras doenças pulmonares, doenças que afetem a imunidade, câncer e doenças renais.


8- Covid-19 e transmissão/isolamento:

O período de incubação pode ser de até 14 dias. Como somente os casos graves farão o teste não será possível ter certeza que as pessoas com sintomas leves tiveram ou transmitiram a doença. Obedecer ao isolamento social após o contato com caso suspeito, não garante proteção a uma nova exposição.


9- Covid-19 e cuidados no isolamento domiciliar:

Além do isolamento domiciliar deve-se atentar às medidas de higiene, como lavar as mãos ou usar álcool gel a 70%, não compartilhar objetos, manter uma distância entre as pessoas, evitar o toque e coçar os olhos, manter ambientes ventilados e diminuir o fluxo de pessoas na casa. Não tossir o espirrar sem proteção ou nas mãos. Para adultos que morem com idosos siga as medidas acima e a limpeza de roupas, sapatos e objetos.


10- Covid-19 e álcool gel:

A recomendação da concentração do álcool gel é de 70%. Concentrações diferentes desta não se mostraram eficazes na eliminação do vírus. Prefira sempre lavar com água e sabão.


11- Covid-19 e sobrevivência do vírus:

O vírus pode permanecer no ar em algumas horas e em superfícies até mais do que 5 dias, dependendo do número de partículas, segundo alguns estudos.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram