top of page
  • Foto do escritorduv.idoso

Boletim Duv-idoso 23/03/2020

1- Covid-19 e contato de crianças e idosos:

O isolamento domiciliar é fundamental neste momento. Evite qualquer tipo de deslocamento/contato. Pessoas sem sintomas também podem transmitir o vírus. Crianças têm mais dificuldade para seguir as regras de higiene (compartilham objetos, colocam a mão na boca, por exemplo) e, por isso, devem ficar longe dos idosos neste período.

2- Covid-19 e animais domésticos:

Não há evidências de que cães e gatos sejam contaminados e possam transmitir a doença. Mas use o bom senso com seu animal de estimação. Estamos todos em isolamento social. Lembre-se dos cuidados de higiene após o passeio, que também deve ser reduzido, ser realizado em ambientes abertos e em horários com menor circulação de pessoas. Se você for do grupo de risco ou morar com alguém deste grupo, peça o apoio aos vizinhos para esta tarefa e evite sair de casa.

3- Covid-19 e limpeza de móveis, roupas e objetos:

O vírus pode estar presente em superfícies, roupas e objetos. Todas as superfícies e objetos/roupas devem ser higienizados com: álcool 70% ou água + sabão ou cloro/água sanitária (siga as instruções do rótulo do produto para a diluição correta). Nunca passe água sanitária no corpo.

4- Covid-19 e vacina influenza

A vacina é produzida por vírus inativados (vírus mortos e fracionados), portanto não se pega gripe a partir da vacina. Todas as pessoas que estão no grupo de risco devem ser vacinadas. A contraindicação é alergia à clara de ovo e febre. Procure a Unidade Básica de Saúde e pontos cadastrados pelo governo. Busque horários alternativos e faça o distanciamento na fila. Clínicas particulares podem oferecer opções como vacinação domiciliar.


Caso sua pergunta não esteja respondida aqui, veja nossa seção de principais dúvidas.

bottom of page