• duv.idoso

Boletim Duv-idoso 25/03/2020

Atualizado: Mar 26

1- Covid-19 e etiqueta da tosse 2:

Quando tossir ou espirrar é preferível uso de lenços descartáveis e higienização das mãos a seguir. Caso não seja possível, opte por tossir/espirrar no ombro ou cotovelo, siga também com a higienização destas áreas.

2- Covid-19 e pessoas sem baço:

Retirada do baço reduz a proteção contra algumas doenças bacterianas, sendo indicado vacinação específica. Não ha dados correlacionando risco de retirada de baço e Covid-19.

3- Covid-19 e gripe/influenza:

Ter gripe comum não reduz o risco de pegar Coronavírus. A infecção consecutiva pelas 2 doenças piora a evolução de Covid-19.

4- Covid-19 e Hidroxicloroquina:

Existem dados iniciais de benefício de uso de hidroxicloroquina em alguns pacientes com casos graves de Covid-19. Não há benefício comprovado do uso desta medicação para prevenir casos ou em situações de sintomas leves. Ela só deve ser utilizada após a avaliação do paciente por um médico.

5- Covid-19 e medicação de uso contínuo/alto custo:

O Estado de São Paulo ampliou o prazo de validade de receitas de alto custo de 3 para 6 meses. Faça contato telefônico com a farmácia de alto custo mais próxima à sua casa e verifique se houver mudanças em seu estado durante a pandemia.

6- Covid-19 e teste Coronavírus/vacina influenza:

Todos os pacientes com indicação de vacina Influenza devem tomá-la. Não há necessidade do teste que exclua Covid-19 para receber a vacina.


Caso sua pergunta não esteja respondida aqui, veja nossa seção de principais dúvidas.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram