• duv.idoso

Boletim Duv-idoso 19/03/2020

Atualizado: Mar 21


1- Covid-19 e medicação para doença crônica:

Quem tem diabetes e pressão alta deve continuar com o uso de suas medicações diárias. Apesar de alguns estudos já terem citado alguns medicamentos, não existe a recomendação de mudança por enquanto.


2- Covid-19 e ambientes fechados/ar condicionado:

A recomendação atual é de distanciamento social e não frequentar lugares fechados como academias, cinemas etc.

A circulação de ar, sempre que possível, ajuda a renovar o ar ambiente de espaços com ar condicionado.


3- Covid-19 e trabalho de apoio em hospitais e serviços de saúde:

O responsável por esta definição (trabalhar ou não) é a chefia de cada estabelecimento. A recomendação é que pessoas com fatores de risco fiquem afastadas.


4- Covid-19 e contaminação em ar ambiente:

O vírus é transmitido no contato entre pessoas e em contato com superfícies contaminadas e não higienizadas corretamente.


5- Covid-19 e vacina influenza (gripe):

Todas as pessoas que estão no grupo de risco devem ser vacinadas. Desta forma existe uma proteção contra estes tipos de vírus e pode evitar idas ao Pronto Socorro por estas causas, pois alguns sintomas são semelhantes.


6- Covid-19 e asma/doenças pulmonares crônicas:

A asma e doenças pulmonares são doenças do grupo de risco. A recomendação é que o portador continue com o uso de sua medicação de rotina e faça o distanciamento social. Evite o deslocamento, peça apoio aos vizinhos ou procure horários alternativos se realmente precisar sair de casa.

Se já pratica atividades físicas ou fisioterapia respiratória, mantenha sua a sua rotina respeitando o distanciamento social. No caso de infecções recorrentes tente um contato com seu médico para, se possível, evitar a ida ao Pronto Socorro.


7- Covid-19 e doenças imunossupressoras (exemplo Lupus):

A recomendação é que o portador continue com o uso de sua medicação de rotina e faça o distanciamento social. Evite o deslocamento, peça apoio aos vizinhos ou procure horários alternativos se realmente precisar sair de casa.


8- Covid-19 e infecções anteriores

Fique atento aos sintomas atuais/agudos. A infecção do Corona vírus não tem relação com infecções anteriores.


9- Covid-19 e o uso de máscara cirúrgica:

A recomendação é que a máscara seja usada apenas pelos indivíduos suspeitos ou contaminados.


10- Covid-19 e transmissão após recuperação:

Tudo ainda é muito novo e esta questão pode mudar em novos estudos.

Até agora o paciente curado não transmite mais a doença.


11- Covid-19 e HIV:

A recomendação é que o portador continue com o uso de sua medicação de rotina e faça o distanciamento social. Evite o deslocamento, peça apoio aos vizinhos ou procure horários alternativos se realmente precisar sair de casa.

Em casos de imunidade baixa pelo HIV procure o seu médico.


12- Covid-19 e sugestões populares/automedicações:

Siga somente as recomendações do Ministério da Saúde e do seu médico.

Devido à quantidade de dúvidas e incertezas estão surgindo inúmeras fake News. Não faça a automedicação.

Banho frio, uso de chás e plantas não ajudam na imunidade.


13- Covid-19 e animais domésticos:

Não há evidências de que cães e gatos sejam contaminados e possam transmitir a doença. Mas use o bom senso com seu animal de estimação. Estamos todos em distanciamento social.

Lembre-se dos cuidados de higiene após o passeio, que também deve ser reduzido, ser realizado em ambientes abertos e em horários com menor circulação de pessoas.

Se você for do grupo de risco ou morar com alguém deste grupo, peça o apoio aos vizinhos para esta tarefa e evite sair de casa.


14- Covid-19 e tempo de isolamento para pacientes de risco não testados:

A recomendação atual é de 14 dias.


15- Covid-19 e idosos saudáveis:

Idosos saudáveis, ativos e independentes sem ou com poucas doenças crônicas, em geral, respondem melhor quando ficam doentes.

Mas a idade também é um fator de risco e quanto mais idoso menor a

reserva funcional, ou seja, menor a capacidade de enfrentar problemas de saúde. Respeite a recomendação do distanciamento social.


16- Covid-19 e isolamento/quarentena:

Para pacientes suspeitos e que não fizeram o teste o isolamento deve ser de 14 dias, independentemente da idade.


17- Covid-19 e teste do Corona vírus:

O teste só deve ser feito para pacientes suspeitos e em pior estado de saúde (internados), para ajudar no tratamento correto, pois outras doenças (outros tipos de vírus ou infecções bacterianas) podem causar sintomas semelhantes.

Procure o Pronto Socorro caso apresente dificuldade para respirar.


18- Covid-19 e fluxo de manutenção da casa:

Restrinja ao máximo número de pessoas em casa. Em atividades essenciais ou urgentes, peça ao prestador de serviço que siga todas as recomendações de higiene. Lembre-se que, muitas vezes, estes profissionais utilizam transporte público onde o risco de contaminação é maior.

1,238 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Boletim Duv-idoso 07/08/2020

1- Covid-19 e vitamina em idosos: O isolamento social dificulta a exposição ao sol, atividade importante para a manutenção da vitamina D. A recomendação é buscar orientação com um profissional de saúd

Boletim Duv-idoso 01/08/2020

1- Covid-19 e orientações do Ministério da Saúde para quem ficar doente: Caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, procure a rede de atenção à saúde, evite contato físico com outras pessoas,

Boletim Duv-idoso 31/07/2020

1- Covid-19 e compras/quarentena: Procure horários alternativos, mantenha distância na fila e siga as orientações de higienização. Sempre que possível, solicite o auxílio de outras pessoas para manter

  • Facebook
  • Instagram