top of page
  • Foto do escritorduv.idoso

Boletim Semanal Duv-idoso 15/12/2020



Qual o nível ideal de saturação de um idoso?


O oxímetro é um aparelho que emite raios de luz que passam pelo sangue no dedo, medindo a quantidade de oxigênio. Utiliza duas frequências de luz (vermelha e infravermelha) para determinar a porcentagem de oxihemoglobina presente no sangue. Mede também a frequência cardíaca que é o número de vezes que o coração bate em um minuto.


Todo oxímetro deve possuir o selo do INMETRO e registro na ANVISA. Sua utilização é bem simples. Aperte o aparelho e coloque um de seus dedos no espaço emborrachado do oxímetro antes de soltar o prendedor. Ligue para que ele realize as medidas. É importante lembrar de limpar o dedo com álcool 70% antes da utilização. Lembre-se: o esmalte pode interferir na medida e o repouso também é importante para uma aferição de qualidade.


Independente da idade, a saturação normal de oxigênio para a maioria das pessoas saudáveis ao nível do mar é entre 95% e 100%. Condições leves de saúde como gripes ou resfriados podem apresentar uma saturação entre 90% e 94%. Medidas abaixo de 90% devem ser comunicadas rapidamente ao médico. No entanto, alguns pacientes portadores de doenças pulmonares ou do coração, de longa data (chamadas de crônicas), podem apresentar um índice de saturação mais baixo sem representar uma urgência médica. Na dúvida, procure sempre um profissional de saúde.


Na pandemia da Covid-19, o valor de corte da oxigenação é de 93%, ou seja, abaixo desse valor, o indivíduo precisará ser melhor avaliado, mesmo sem apresentar falta de ar.


Caso sua pergunta não esteja respondida aqui, veja nossa seção de principais dúvidas.

bottom of page