top of page
  • Foto do escritorduv.idoso

Boletim Duv-idoso 18/06/2020

1- Covid-19 e dexametasona:


Foi veiculado na mídia e recebeu a recomendação da Organização Mundial de Saúde e Sociedade Brasileira de Infectologia, o medicamento dexametasona, um corticóide, para o tratamento da Covid 19. O ponto de atenção aqui é, assim como qualquer medicação, deve ser sempre indicada por um médico. Os trabalhos mostraram benefícios para o uso em pacientes graves e não para prevenção e tratamentos de casos leves.


2- Covid-19 e vacina pneumocócica (pneumonia): A vacina pneumocócica, atua na proteção contra a pneumonia e, por tratar-se de uma composição inativada, não há possibilidade de que ela cause a doença (pneumonia).

Qual a importância da vacina pneumocócica na redução das complicações por covid 19?

Infecções virais, como a Covid-19, comprometem o sistema imunológico e aumentam o risco de contaminação bacteriana. O paciente ficará ainda mais debilitado se tiver as duas doenças simultaneamente. Mesmo aqueles que não contraírem o novo coronavírus podem aumentar a probabilidade de ter a doença caso sejam internados por causa de uma pneumonia. A exposição ao ambiente hospitalar deve ser evitada, sempre que possível.

Em alguns casos de internação por pneumonia, o paciente pode precisar de respiradores mecânicos e esses equipamentos são essenciais também para os casos severos de Covid-19. Caso sua pergunta não esteja respondida aqui, veja nossa seção de principais dúvidas.

bottom of page